DIOCESE DE SANTO AMARO
“O zelo pela tua casa me consome!” (Salmo 68,10).
A Garagem
A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, foi instituída em 1955, graças à somatória de esforços da comunidade que ansiava por ter uma Igreja para contemplar os sacramentos, as celebrações Eucarísticas e atender a sede espiritual de todos. As missas até então, eram, celebradas numa capela improvisada, na garagem da casa dos pais do Pe. Newton José Crippa, que foi também o primeiro Vigário e se dispôs a dar este acompanhamento espiritual para a comunidade quando ainda não havia luz elétrica nas ruas do bairro e nem telefone.
A Primeira Igreja
A primeira Igreja foi construída por Antonio Rosa de Mendonça, construtor e paroquiano, sendo inaugurada em 1956, um ano após a aquisição do terreno, junto a Ela, foi erguida a Torre que foi doada por Giovanni Adamo.
Conheça a história da Fundação da paróquia desde a bênção da Pedra Fundamental, visitando a janela,
A Segunda e atual Igreja
A primeira Igreja pegou fogo em 1970, trazendo a todos muita tristeza, mas ao mesmo tempo despertando um forte desejo de reconstruir, e assim foi feito. Com campanhas de arrecadação, eventos e muita disposição, os paroquianos não esmoreceram e reconstruíram a Igrejinha que hoje nós conhecemos, pequena, delicada e com muitos espaços em seu entorno para abrigar festas, catequese, e atividades pastorais diversas.
É de suma importância manter a ligação entre o passado, o presente e sempre abrindo portas para o futuro, pensando no bem da Igreja e no seu trabalho essencialmente evangelizador. Esse é o conceito principal de todo o preojeto.
A Igreja Futura
(Imagem meramente ilustrativa)
O Bairro do Campo Belo cresceu muito ao longo dos anos, a Igreja que já passou por diversas reformas e melhorias, hoje está pequena e com problemas estruturais, faz-se necessário uma reforma de ampliação. Em 2020 a paróquia estará contemplando 65 anos de evangelização, de muitas histórias, vivências, experiências e somos convidados a continuar a fazer parte ativamente dela.
A Torre
Marco na História da Evangelização da nossa paróquia no bairro Campo Belo, a torre tem sido preservada ao longo dos anos e assim permanecerá. Atualmente, um novo sino deu vida a ela que voltou a badalar, anunciando a todos a hora do Ângelus as 12h e 18h.
A Reforma
Queremos deixar a Igreja bonita e preparada para novos tempos, novas histórias que hão de surgir em torno da vida paroquial, porque assim é a vida, tudo se renova, os filhos partem, novos chegam, o tempo não para. As estruturas bem conservadas e adequadas, auxiliam na ação evangelizadora.
Este é um grande projeto que envolve a todos, paroquianos, benfeitores, empresas... vamos juntos manter a beleza, a história e a fé vivas, como uma lembrança feliz da grande obra de amor que Deus realizou em cada um nós, seus filhos e filhas, nos tornado Igrejas Vivas para juntos poder honrá-lo, louvá-lo e amá-lo como Ele merece.
Atender ao Pedido do Bispo de aumentar a Igreja é aceitar um grande desafio. Reformar a Casa de Deus exigirá alguns sacrifícios e muitos esforços dos paroquianos, amigos e colaboradores. É com espírito de unidade de iniciaremos trabalhos e campanhas diversas para angariar recursos.
“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo”.
(Colossenses 3,23-24).
Expectativas
Esperemos iniciar os trabalhos a partir de 2020, para tanto, todas as atividades, festas, quermesses serão em prol da reforma. Continuaremos na caminhada, pondo em prática o Senhor nos chama a ser, trabalhadores de sua vinha, colocando a mão no arado sem olhar para trás.
Agradecimentos
Desde já, agradecemos a todos os colaboradores e benfeitores que Deus há de enviar, para juntos, realizar este projeto.
Que por intercessão da Virgem de Guadalupe, nossa padroeira, Deus abençoe a sua vida e de sua família!
O PROJETO
(Imagem meramente ilustrativa)
O projeto de reforma está sendo doado e desenvolvido pelo casal Acacio e Geovana Farias, ele engenheiro civil, ela arquiteta, paroquianos e devotos da Virgem de Guadalupe.
OS TRÊS PILARES
Ao se debruçar sobre o projeto, a Arquiteta Geovana se baseou em três importantes pilares:
1º Pilar a Espiritualidade, base de sustentação essencial da paróquia.
2º Pilar a Funcionalidade alinhada a Liturgia .
3º Pilar a Espaço físico necessário para comportar os fiéis e desenvolver sua missão evangelizadora.