Crisma 2019.png

Em breve publicaremos as informações para as inscrições do Crisma de adultos

 

Imagem4.png
O que é a Crisma?   

 

A Crisma, ou Confirmação, é o Sacramento pelo qual o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo, para que, por palavras e obras, seja testemunha de Cristo e propague e defenda a fé. A Crisma é para nós o que Pentecostes foi para os Apóstolos (cf. At 2,1-12).

 

Nós recebemos o Espírito Santo no Batismo, mas a plenitude dos seus dons recebemos na Crisma. Aí é que estes dons se manifestam com toda a força. ..- É como a flor que desabrocha e exala seu perfume. A matéria da confirmação é a unção do Crisma na testa, junto com a imposição das mãos.

 

A forma é: “recebe por este sinal o Espírito Santo, dom de Deus”. O ministro da Crisma é normalmente o Bispo, mas em casos extraordinários ele pode delegar algum padre para crismar.

O sujeito é todo batizado que ainda não tenha sido crismado, pois o Sacramento da Crisma, por imprimir caráter, é irrepetível.

 

São três os efeitos deste Sacramento:


• o aumento da graça santificante;
• a graça sacramental específica, cujo efeito próprio são os 7 dons;
• o aprofundamento do caráter (marca) na alma, que identifica o soldado de Cristo no combate contra o mal.

Para que o Confirmando com uso da razão possa receber licitamente este sacramento, deve estar adequadamente instruído e em estado de graça e deve ser capaz de renovar as promessas do batismo.

Spiritus Domini super me, EO quod me unxerit Dominus -

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu com a unção" ( Is 61,1).

 

Nestes versos, retirados do Livro de Isaías, o tema da Missa Crismal está contido. Nossa atenção está voltada para a unção , com os óleos abençoados.

É uma festa singular no sinal do "óleo da alegria" ( Sl 44: 8). É uma celebração do povo de Deus, que fixa o seu olhar sobre o mistério da unção, que marca a vida de todo cristão, a partir do dia do Baptismo. (S. João Paulo II. Papa)

 

Os padrinhos

 

Quanto aos padrinhos, cabe a eles procurar que seu afilhado se comporte como verdadeira testemunha de Cristo e cumpra fielmente as obrigações deste sacramento. Seria bom que os padrinhos pudessem colaborar na formação do afilhado e eles devem contribuir depois com seu testemunho e sua palavra, para a perseverança na fé e na vida cristã do afilhado. As condições para que alguém seja padrinho de Crisma são as mesmas para o padrinho de Batismo, a saber: ser batizado e maior de 16 anos, ter feito a Primeira Eucaristia, ser crismado e levar vida de acordo com a fé cristã. Seria até conveniente que o padrinho de Crisma fosse o mesmo do Batismo, embora isto não seja necessário. 

 

 

Os encontros de preparação para o Crisma acontecem aos sábados  em nossa paróquia.

Entre em contato com a secretaria e informe-se sobre crisma para jovens e adultos.