BATISMO 

 

O primeiro sacramento da iniciação cristã 

 

“Desde o dia de Pentecostes que a Igreja vem celebrando e administrando o santo Batismo. Com efeito, São Pedro declara à multidão, abalada pela sua pregação: ‘convertei-vos (...) e peça cada um de vós o Batismo em nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados. Recebereis então o dom do Espírito Santo’ (Atos dos apóstolos 2,38)” (CCI 1226). - ACI Digital.

 

Calendario de Batismo  2018  na Paroquia Nossa Senhora de Guadalupe - para crianças de 0 a 7 anos

Para crianças com mais de 7 anos e adultos, é necessário fazer uma catequese. Solicitar informação na Secretaria Paroquia.

 

Data do Batizado:

O Batizado  é realizado sempre no segundo sábado de cada mês, às 10h00. (exceto mês de julho e Janeiro ou alguma exceção especifica do calendário paroquial)

 

Inscrição para o Batizado:

Para dúvidas, informações e inscrições, procurar a secretaria paroquial durante os horários de expediente.

 

Preparação para pais e padrinhos:

A preparação para pais e padrinhos é gratuita e obrigatória.

- O encontro de preparação acontece na primeira sexta-feiras de cada mês, pontualmente as 19h30.

- Pede-se chegar no mínimo 15 minutos antes.

- É necessário fazer inscrição na secretaria e apresentar o RG.

- Evitar levar crianças para não causar desconfortos à criança e aos participantes da preparação. 

- Os participantes receberão o certificado no final da preparação.

 

Documentos necessários para o Batizado:

 

- Para os pais: comprovante de residência, (devem residir no âmbito paroquial) e certidão de casamento ou nascimento. Caso sejam de outra paroquia, devem trazer uma autorização da mesma.

 

- Para os padrinhos: Certidão de Casamento da Igreja e Civil, caso sejam  casados, certidão de batismo para os solteiros.

 

- Para a criança: Certidão de nascimento.

 

O SACRAMENTO DO BATISMO

 

O que  é o  Batismo

 

O nome vem do próprio rito que se realiza: Baptizar, e  sua procedência vem do Grego Baptizeis,  cujo o significado é mergulhar, imergir.

 

O batismo  é  primeiro dos  sete sacramentos, é o inicio da vida cristã de uma pessoa, digamos  é o pórtico, a entrada, a incorporação, onde a pessoa passa de criatura humana  de Deus a ser  filho de Deus  e formar parte do corpo de Jesus que é a igreja.

 

É também um dos sacramentos que imprime carater, o que significa pertença a Deus,  podemos compara-lo com um selo, uma marca, que o batizado levará para sempre com ele e já não pode ser apagada. Isso significa  que sua vida passa a ter uma dimensão comunitaria,como membro da Igreja católica Apostólica Romana, fundada por Jesus Cristo.

 

Portanto, o batismo  é  maior e mais valioso presente que os pais e padrinhos podem oferecer as crianças,  tão logo saiam da  materninade, pois a traves do batismo participamos da rendenção que Jesus conquistou com seu precioso sangue.

 

Quais são os e feitos  ou as graças

 

São vários o s efeitos  e graças do santo batismo na vida de uma pessoa.

 

a) - O batismo apaga o  pecado original.

 

Muitos podem pensar, mas como é possível  que um bebe recém nascido possa ter pecado?  O pecado original como o seu próprio nome disse ORIGEM, provem da origem humana e este pecado é apagado com o batismo si a pessoa for adulta e tiver outros pecados todos serão perdoados pelo batismo, pois ele lava, purifica e sepulta o pecado nas aguas fazendo renascer uma nova criatura, pois no batismo morre o "homem velho" e nasce o "homem novo".

 

b) - Nos tornamos Filhos de Deus.

 

Muitos podem pensar, então uma criança ou adulto sem batizar não é filho de Deus? Antes do batismo somos criaturas amadas e muito querida por Deus. De tal forma que  ELE nos deu a vida e  somente por meio do patismo nos tornamos filhos de Deus, templo do Esperito Santo e herdeiros de Deus, pois se somos filhos, também somos herdeiros e a nossa herança é o céu.

 

c) - Pelo Batismo recebemos as virtudes Teologais.

 

Quando recebemos o sacramento do Batismo é infundida em nós a graça santificante, que nos torna capazes de nos relacionar com a Santíssima Trindade e nos orienta na maneira cristã de agir. O Espírito Santo se torna presente em nós, fundamentando as virtudes teologais, que são três: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE.

 

d) - Todos baptizado participam de TRÊS  funções de Cristo,  Pelo Batismo nos tornamos Sacerdote Profeta e Rei.

 

    • Nos tornamos Sacerdotes, porque pela graça do batismo todos os fiéis participam no sacerdócio de Cristo que é prestar culto a Deus juntamente com o oferecimento de nossos sacrifícios diários.

 

    • Nos tornamos Profeta porque aderimos a fé e nos tornamos testemunhos de Cristo neste mundo, anunciando a Palavra de Deus, o Evangelho, sendo missionários.                                                                    
    • Nos tornamos Rei quando servimos ao próximo na pessoa de Cristo, pois Jesus veio para servir e não para ser servido. Para um  Cristão, reinar é  SERVIR A DEUS.

 

A importancia dos padrinhos

 

Os padrinhos são muito mais que uma posição social; são pais segundo Deus, pois no batismo morre o "homem velho" e nasce o "homem novo". E como verdadeiros pais, têm o grave dever de transformar seus filhos em soldados de Cristo, educando-os na escola de santidade dos grandes santos da Igreja.

 

O Código do Direito Canônico dispõe algumas normas para que se escolha o padrinho do batizando. Em primeiro lugar, obviamente, exige-se que "seja católico, confirmado e já tenha recebido a Santíssima Eucaristia, e que viva fé católica, pois terá que desempenhar um importante papel.   Ao contrário do que possa parecer, não são regras absurdas. Como dito anteriormente, aos padrinhos cabe a missão de "assistir na iniciação cristã" e "esforçar-se por que o batizado viva uma vida cristã e cumpra fielmente as obrigações que lhe são inerentes".

 

Porque pedimos a igreja o batismo a nossos filho e afilhados

 

Pedimos o batismo para nossos filhos; primeiro porque somos católicos, segundo porque prometemos quando no dia de nosso casamento educar nossos filhos na fé cristã e terceiro porque (quando crianças) eles ainda não tem capacidade de escolherem e decidirem por si mesmo, então escolhemos e assumimos em nome deles, a grande responsabilidade, para os padrinhos maior que ados pais, de educa-los na fé crstã, pelos menos até que eles sejam maduros o bastante para compreender este ato.

batismo_n.jpg